· No princípio havia apenas o Cartório do Único Ofício cujo titular era o Tabelião MANOEL ALFAIA.
· Naquela época não havia concurso público, os Cartórios eram criados por decreto governamental, mas o governo decidia a situação de vida e extinção do Cartório e nomeava de acordo com seu interesse.
· Foi assim que o Cartório do Único Ofício sofreu desmembramento por ordem do então governador MANOEL MAGALHÃES BARATA, por questões políticas com o Tabelião MANOEL ALFAIA, e criou o 2º Cartório entregando-o ao Sr. PANTALEÃO MARINHO TELES.
· O Livro nº 01 do Cartório foi de casamento, aberto pelo então Juiz, JOAQUIM BEZERRA MEDEIROS, em 10/11/1860, Hoje os Livros de acordo com o Art 4ª da Lei6.015/1973, são abertos e rubricados pelo próprio Tabelião.
· Assim ante ao Livro nº 01, Folhas 01, Termo 01, foi lavrado pelo oficial do Registro Civil PANTALEÃO MARINHO TELES. o primeiro casamento deste Cartório sendo do casal FIRMINO RODRIGUES DE NASCIMENTO e MARIA RAIMUNDA DO ESPIRITO SANTO.
· Posteriormente em virtude de que a receita gerada pelo Cartório era insustentável, o Sr. PANTALEÃO o abandonou. A gestão governamental já era de AURÉLIO DO CARMO, cujos laços de amizade com MANOEL ALFAIA eram bons, o mesmo pediu que nomeasse como titular do 2º Cartório uma funcionária, a Sra. ETELVINA FREIRE DA SILVA, que na serventia permaneceu até 1980, atingida que foi pela compulsória, passando a responder interinamente a atual titular, que já funcionava como escrevente juramentada desde 02/10/1980,nomeada através da Portaria do então Juiz de Direito Dr. CARLOS FERNANDO GONÇALVES.
· Com a aposentadoria da antecessora desta titular, a Meritíssima Juíza de Direito Dra.EMILIA BELÉM PEREIRA, baixou portaria em data de 26/02/1981 para que esta oficial passasse a responder pela serventia como oficial interina.
· Posteriormente, foi aberto o Edital nº01/1986 em data de 01/12/1986, publicado no Diário Oficial 25.872, desta mesma data do concurso público, onde a Dra. NELCY MARANHÃO CAMPOS concorreu e foi aprovada em 1º lugar, tendo sido nomeada pelo Decreto Governamental assinado pelo então governador HÉLIO DA MOTA GUEIROS, com base no Art. 333 da Lei 5.008 de 10/12/1981 (Código de Organização Judiciaria do Estado do Pará), para o cargo de escrivã da serventia judicial e extrajudicial do Cartório do 2º Ofício da Comarca de Castanhal em virtude de aprovação em concurso público.
· Com a promulgação da constituição de 1988, não podia ser cumulativo o cargo de escrivã judicial e de oficial extrajudicial, e então o Tribunal notificou essa titular a optar um dos dois cargos, e em 28/02/1991 fizemos a opção pelo extrajudicial e entregamos a serventia judicial ao judiciário, que abriu concurso para o 2º Ofício Judicial, tendo sido aprovada a Sra. MARA AUGUSTA PRESTES DA MOTTA BRAGA ANDRADE, salienta-se que por ocasião do concurso deste Cartório que na época também era Judicial, também foi aberto inscrição para o concurso do 3º Ofício Judicial tendo sido aprovada em 1º lugar a Sra. MARIA DOLORES VASCONCELOS, que era uma das funcionárias deste Cartório do 2º Oficio Extrajudicial.
· O Cartório do 2º Ofício, mudou de sede várias vezes, primeiramente foi para Rua Benjamin Constant, posteriormente para Comandante Assis, depois para Rua Magalhães Barata, na Maximino Porpino por 20 anos, estando hoje localizado na Rua Senador Lemos, 266 Centro, em prédio próprio, arejado e melhorando cada vez maisa estrutura organizacional, contratando consultorias e treinamentos realizados com o apoio de profissionais competentes.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMVBIENTAL. projeto de responsabilidade socioambiental nos cartórios brasileiros. Buscamos através das boas práticas em nossas rotinas administrativas, o desenvolvimento da qualidade ambiental, do bem estar no ambiente de trabalho e do consumo responsável de recursos. Junte-se a nós na busca pela sustentabilidade socioambiental.
Saiba Mais
PRÊMIO DE QUALIDADE TOTAL ANOREG PQTA. O Prêmio de Qualidade Total ANOREG PQTA tem por objetivo auditar e premiar os serviços Notariais e de Registro de todo o país, que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários.
Saiba Mais
PRÊMIO DE QUALIDADE TOTAL ANOREG PQTA. O Prêmio de Qualidade Total ANOREG PQTA tem por objetivo auditar e premiar os serviços Notariais e de Registro de todo o país, que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários.
Saiba Mais
©CARTÓRIO DO SEGUNDO OFÍCIO DE CASTANHAL | Desenvolvido po meusiteaqui.com